oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

A "Bolsa de Valores": Fim e Inutilidade

Aparentemente, as bolsas tornaram a recuperar ontem porque "afinal o Furacão X não provocou danos nas plataformas petrolíferas no Golfo do México".

Ou seja, caíram porque os especuladores recearam que as empresas que operam no Golfo perdessem dinheiro com danos nas suas plataformas de extracção, mas como não perderam tornaram a subir. Alguém para além de mim observou a irracionalidade do movimento? Como se estas empresas tivessem algo a ver com as acções em seu nome que são movimentadas na Bolsa...

Nas suas origens a Bolsa e a emissão de Acções serviam como meio de financiamento das empresas e projectos, que as vendiam ao público e recolhiam capital deste modo. Na actualidade, após a emissão, as empresas perdem relação com o papel que emitiram e este é transaccionado vezes sem conta sem que a empresa embolse qualquer coisa. Se é assim, porque é que os eventuais prejuízos de um dado furacão devem afectar as acções de uma qualquer empresa?

O que é actualmente a Bolsa além de um puro jogo virtual completamente desfasado da Economia Real?

Este fenómeno demonstra a irracionalidade do Mercado Bolsista, a qual é contudo perfeitamente capaz de levar consigo ao fundo se num dos seus movimentos irracionais e imprevisíveis entrar em "crash".

Pelos riscos económicos que induz, e pelos benefícios que traz para a Economia Real (zero) a Bolsa de Valores devia ser suspendida e o capital que nela é desperdiçado devia ser investido directamente nas empresas (Obrigações) ou em aquisições de partes dele através de Fundos de Investimento sem recurso a este mecanismo manhoso, imprevisível, fuga-ao-fiscoso que é conhecido como "Bolsa de Valores".