oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

O Filme "O Reino do Céu": verdades e mentiras



O que é verdadeiro:

* Balduíno, rei de Jerusalém, era efectivamente leproso;
* Balduíno, combateu com Saladino com 16 anos apenas Montgisard (25 de Novembro de 1177), com algumas centenas de cavaleiros bateu os 26 mil cavaleiros muçulmanos comandados pelo próprio Saladino;
* A irmão do rei Balduíno, chamava-se de facto Sibila e casou com um nobre franco de nome Guy de Lusignan, este formou um dos vários partidos pela sucessão a Balduíno. Raimundo de Tripoli, regente de Balduíno e os barões nascidos no Além-Mar formavam o outro partido de sucessão, defendiam a paz com os sarracenos enquanto o partido de Guy, advogada a guerra com Saladino;
* Em 1180 foi assinada uma trégua de dois anos entre Balduíno e Saladino;
* Reinaldo, era o senhor do castelo de Kerak, e foi nos seus arredores que atacou uma caravana muçulmana, quebrando a trégua existente, mas na altura, Balduíno estava confinado ao leito, cego e incapaz de qualquer acção, não ergueu nenhum exército nem saiu para Kerak, como afirma o filme;
* Balduíno, ainda em vida, entregaria a regência a Guy de Lusignan, pressionado pela mão, pelo patriarca e pela própria irmã, Sibila... Exactamente, o oposto da história narrada no filme.
* O regente Guy de Lusignan foi deposto em 1183 e o seu enteado sobrinho de Balduíno foi proclamado novo herdeiro do trono.
* Sibila, declarada rainha em Acra, e coroada por Heraclio, coroou Guy.
* A falta de água foi o grande problema e a maior causa da derrota cristão na batalha dos "Cornos de Hattin" entre Guy e Saladino.
* Após a derrota da Batalha dos "Cornos de Hattim" os cavaleiros das ordens militares foram efectivamente decapitados por ordem de Saladino.
* Saladino ofereceu de facto a Guy na sua tenda uma taça de água de rosas, refrescada com neve. Guido bebeu e passou a taça da Reynold, mas Saladino, furioso, enumerou os pecados de Reynold e decapitou-o. Disse, por fim, de facto, "um rei não mata um rei".
* Balião era casado e tinha filhos. Embora estive retirado em Tiro após a derrota da Batalha dos "Cornos de Hattin", tinha a mulher e filhos em Jerusalém. Balião pediu a Saladino um salvo-conduto para ir recolher a família a Jerusalém, e conseguiu-o, desde que não fosse armado e ficasse apenas uma noite em Jerusalém. Quando chegou à cidade santa, os seus habitantes não o deixaram sair, pedindo-lhe que organizasse a defesa. Balião aceitou, mas pediu a Saladino que deixasse sair na mesma a sua família, o que este acedeu, apesar do desrespeito pelo acordo inicial.
* Ricardo, Coração de Leão, empreendeu de facto uma cruzada para salvar o que restava do Outremer.

O que é "invenção":

* Na batalha de Montgisard, Balduíno não era o "jovem formoso" que o filme diz, mas combateu já com as mãos envoltas em ligaduras escondendo as chagas da lepra.
* Os templários com a construção da fortaleza de Chastelet em 1178/9 desafiaram as tréguas com Saladino e este respondeu com uma batalha travada nos arredores da fortaleza, mas, ao contrário do que diz o filme, Balduíno e o Senescal templário bateram-se lado a lado contra Saladino, sendo batidos por este. Pouco depois, o castelo seria tomado e arrasado por Saladino.
* Balian, combateu ao lado de Guy de Lusignan dos "Cornos de Hattin", não se deixando ficar em Jerusalém, como no filme.
* Na cena final, no cerco de Jerusalém, não há cavaleiros, mas de facto, havia dois cavaleiros, e a cena da consagração dos cavaleiros é totalmente fictícia.
* Após a conquista de Jerusalém, Saladino não deixou simplesmente sair todos os cristão... Dos 20 mil que havia na cidade, 7 mil foram resgatados com dinheiro do tesouro real e das ordens militares, mil e cem foram de facto soltos e os milhares remanescentes - que não podiam pagar resgate - foram feitos escravos.