oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 29, 2005

O vaivém alemão "Phoenix"

Existe na Europa um projecto de construção de um Reusable Launch Vehicle (RLV) que passado praticamente desapercebido aos Media, sempre tão saturados de informação Made in USA e lacónicos com notícias que provenham do resto do mundo.

Enquanto a NASA se prepara para regressar à Lua em versões modernizadas das cápsulas Apolo da década de 60 e recorrendo aos motores do actual Shuttle, na Rússia trabalha-se no minishuttle Kliper, na Alemanha o projecto Phoenix avança paulatinamente. Financiado pelo governo alemão e pela empresa EADS (a fabricante dos aviões Airbus) este pequeno vaivém não tripulado - que actualmente é testado num modelo à escala de 1/6 - será lançado da base espacial de Kourou na Guiné Francesa através do revolucionário método de um carril electromagnético com 4 km de comprimento. Na fase seguinte do vôo, o Phoenix será impulsionado por foguetes de metanol que estão a ser construídos na Rússia.

A ESA, a agência espacial europeia, ainda não participa formalmente no projecto alemão e da ESA, mas existem já diversos contactos nesse sentido.

O Phoenix deverá realizar o seu primeiro vôo em 2017, ou mais cedo se a ESA entrar no projecto.