oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, março 11, 2006

Vitória ?! (por quando tempo?...)

O João Pestana do We Have Kaos In Our Garden chamou-me a atenção para esta notícia do Correio da Manhã (clicar aqui) de 9 de Março onde ficamos a saber que:

"O C presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD) manifestou-se ontem frontalmente contra a cobrança de taxas nos serviços Multibanco. Carlos Santos Ferreira falava durante a apresentação dos resultados do banco público, que apresentou lucros de 537,7 milhões de euros no ano passado, mais 29,3 por cento que em 2004."


Foi sem dúvida coincidência, mas no dia 8 eu tinha feito seguir para 30 jornais nacionais e regionais e para as 3 televisões um apelo à divulgação da petição... É praticamente certo que a dita não chegou aos ouvidos do presidente da CGD, mas os ecos das declarações dos presidentes do BES, Santander e da própria Caixa criaram muito mais ressonância além da Petição especialmente num contexto de crise económica e de contraditórios explosivos lucros bancários... Aliás, repare-se o próprio contexto em que surgem estas declarações... Numa apresentação pública dos montantes avultados dos lucros do Banco... Eis demonstrado por um dos maiores banqueiros nacionais que era imoral cobrar essas Taxas numa época em que os lucros da Banca são crescentes e em contracorrente ao resto da Economia