oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

O Monstro Imobiliário que nos devora a todos por dentro

Se os preços da habitação estão ao Portugal ao nível mais alto de sempre - apesar da mais série crise económica desde 1940 - muito desta irracionalidade se deve certamente às "Agências Imobiliárias".

São estas que inflacionam os preços para cobrarem mais comissão, são estas que puxam o preço para cima, porque como recebem sobre uma percentagem da venda (normalmente 3%) se o valor absoluto fôr 100 mil contos, cobram 3% sobre 100 mil, e logo, têm um interesse em que as casas se vendam sempre mais caras. Como consequência deste inflacionamento, os compradores, anos depois, quando tornam a vender as casas, têm que encaixar este aumento no valor da venda, e como as colocam à venda em agências, estas, tornam de novo a aumentar ainda mais o preço. E assim se entra nesta louca espiral inflacionista.

O imenso e escandaloso sucesso do ramo da intermediação imobiliária está a estrangular a vida de todos nós em prol do lucro babilónico de uns quantos. O mercado é aliás tão rentável que multinacionais como a Remax e Forêt vieram para Portugal para contribuirem ainda mais com o agravamento dos preços da habitação.

E quando uma família portuguesa dedica 60%/70% do rendimento para o pagamento do empréstimo, algo está muito mal... É necessário quebrar este ciclo vicioso imposto pela imobiliárias.

É necessário que o Governo aja e cumprindo o seu papel de regulador, regule aquilo que está desregulado.

E pode começar por definir patamares e percentagens máximas de aumento de uma habitação por ano e por zona geográfica. Pode depois, e com urgência, obrigar as agências a não cobrarem comissão e, percentagem, mas num valor fixo, ou seja, o trabalho de vender uma casa de 30 mil contos e uma de 300 mil é assim tão diferente? Porque é que não se cobra um valor fixo pela venda, em vez de uma percentagem sobre o valor da venda?

Ora aí está mais um lobby para enfrentar...