oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, novembro 01, 2005

No ranking das 500 melhores universidades do mundo constam quantas universidades portuguesas?

Neste link podemos encontrar uma lista das 500 melhores universidades do mundo e não é que nesta lista consta apenas UMA universidade portuguesa, a Universidade de Lisboa, mas apenas entre as últimas 30 entradas dessa lista de quinhentas?

A lista é liderada por uma maioria de universidades americanas, intercaladas por algumas britânicas, japonesas e canadianas. A Rússia, Israel (com várias presenças), Singapura, Bélgica, Brasil, China e Espanha encontram-se confortávelmente entre as primeiras 200 universidades do mundo. Mas Portugal... Consta apenas com uma universidade pública e com NENHUMA privada...

Quem já frequentou cursos universitários conhece bem como funcionam as avaliações e a qualidade de muitos professores... Nas privadas prevalece o princípio PPP "PagaPropinaPassa" e nas públicas os professores com mais mérito são frequentemente prejudicados em função de outros com mais adptidões políticas e conspirativas... Da "paixão pela Educação" gutérrica, nada ficou e a desmotivação no quadro docente é regra por quase todo o lado... A impreparação que os alunos trazem do secundário é absoluta, não sendo raros os casos de imbecilidade patológica agravados pela frequência fanática da vida nocturna e de reuniões "académicas" e praxantes.

Enquanto países como a Finlândia e a Irlanda apostaram forte e com persistência durante 20 anos na Educação, Portugal após alguns tímidos investimentos na década de 90, retrocedeu, abandonando o sector à iniciativa privada e desinvestindo na qualidade dos quadros académicos e tolerando na sangria dos melhores para universidades estrangeiras.