oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

terça-feira, novembro 01, 2005

A Triste Saga do Qtek S100 ou porque é que nem todos os backups são suficientes...

Maldito seja o Bill Gates mais todo o software que coloca no mercado sem ter sido devidamente testado! Na minha profissão deparo com erros de software (bugs) de gravidade variável, mas extremamente frequentes em todo o tipo de aplicações de todos os fornecedores. Mas quando eles me caiem em cima...

Hoje quando estava a fazer um Backup do meu Qtek S100 o ActiveSync encravou (Not Responding). Não fiquei muito preocupado porque tenho um backup total da coisa no emprego e outro em casa, e ambos estão actualizados. Fiz o restart do PC e repeti a operação e apanhei com erros de ficheiros abertos no Qtek, o que era mentira... Comecei a ficar preocupado. Fiz um reset. tento uma nova sincrozinação mas o tipo dá-me o simpático e lacónico "Syncronization error. Please restore a backup." Fixe. Cada vez mais animado lá tentei repôr um dos meus backups. Pensando cá para mim: "será que este "full" backup também inclui todos os textos que escrevi e que estão no SD card?... De qualquer modo, ainda bem que copiei ontem todos os filmes da minha filha."

Reparo entretanto que as Tasks, o Calendar estão todos a dar erro de "not enough memory. Please close an open program." Grrr. Óbviamente, não havia nenhum programa aberto... Tento o restore (depois de descobrir como é que se faz um Full Reset) e fico perante a mensagem que me diz que não há nenhum backup para repôr... é claro que há! Diários! Vários! Acabo por descobrir que existem várias pastas dentro do meu pc doméstico e que devo seleccionar em "Backup" (não em Restore!, sei lá porquê) a pasta do Profile correcto e lá consigo assim pôr o backup a correr... Segundos depois deste ter começado fico a olhar para o erro: "Restore cannot be completed sucessfully. The selected backup file was created from a different type of mobile device." Depois de muita, muita volta, lá descubro que o problema não era o descrito, mas o facto de após o hard reset o Qtek ter ficado com a data de 10 de Outubro de 2004. Acertada esta, o restore lá foi até ao fim. Mas deu uns erros de mais "open files" (quais?! quais?!).

Faço então esperançadamente o reset que o Restore me pediu e vejo que a coisa parece com bom aspecto... As minhas tasks e agenda estão repostas... Mas os meus contactos (mesmo os do cartão do telemóvel) foram todos para o escambal! Que lindo! Bela m* de software de backup! E os meus textos no SD card? TUDO limpo! Que linda obra! Ok. Lá acabei por descobrir uma opção no Windows Mobile 2005 para usando SIM Manager fazer o load Sim Data e depois fazer o "Load to Contacts"... Ok, já safei os dados do cartão, pelo menos. Mas os outros, esses, onde estão? Sabem os deuses, que eu não! Algumas Tasks estão corrompidas (dizem que existe outra vez "not enough memory", pelo que tenho que me conformar e apagá-las (felizmente não são todas...)

Confirmo entretanto que perdi todos os dados do cartão SD Card... os meus textos dos blogues (que felizmente lá ainda estão), mais muitos documentos pessoais que lá conservava. Ao que parece o "Full backup" não é Full coisa nenhuma, porque exclui o SD Card... Aprendi essa, mas perdi horas e horas (dias?) de trabalho.

Maldita tecnologia!