oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

segunda-feira, novembro 07, 2005

Os Lucros Excessivos das Empresas Petrolíferas

"As companhias petrolíferas falharam em explicar e mostrar-nos o que estão a fazer com estes lucros que os possa justificar". Esta frase não pertence a nenhum manifestante Anti-Bush argentino ou brasileiro mas ao senador Republicano Pete Domenici que requereu esta semana que os patrões das empresas petrolíferas americanas fossem ao Congresso prestar declarações.

Depois de se terem aproximado dos 80 dólares por barril, o petróleo caiu agora abaixo dos 60 e os preços finais da gasolina não tiveram uma redução proporcional, pois não?... Portanto é óbvio que alguém está a encaixar a diferença nos seus bolsos, e esse alguém é óbviamente as empresas reginadoras... Por outro lado, no último ano estas empresas (GALP inclusivé) apresentaram lucros record, e isso significa que não só não foram vítimas da alta do petróleo, como beneficiaram desta, inflacionando intencionalmente os preços de modo a maximizarem os seus lucros, ainda que a custo de induzirem uma recessão global de proporções inimagináveis. Como o fabulástico crescimento chinês que se dizia ser responsável pela alta não abrandou lá caiu este belo mas oco argumento... Surgindo à tona a verdadeira razão: a Especulação Capitalista destas multinacionais.

Urge aumentar a carga fiscal que caí sobre estes tubarões e impôr mecanismos que impeçam eficazmente a cartelização dos preços e a especulação irrealista!