oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, novembro 05, 2005

Tarzan

Num filme do Tarzan (penso que fosse o primeiro com o Weissmuller) surgiam algumas cenas curiosas. Perfeitamente "normais" para o público da época (penso que fosse a década de 40) mas chocantes para a actualidade...

Numa, víamos a expedição que tentava atravessar um precipício. A cena de si, já era curiosa... Jane não trazia absolutamente nada nas mãos, nem nenhuma carga, os restantes europeus transportavam apenas as suas espingardas e respectivas munições enquanto a numerosa equipa de carregadores africanos ía carregadíssima de fardos e mais fardos. Quando um destes escorre e desaparece abismo abaixo a primeira expressão do chefe da expedição é: "O que ía naquele fardo?". Noutra cena - mais adiante - perante o primeiro grito de Tarzan vindo do interior da selva, os carregadores africanos juntassem uns aos outros e começam a prepararem-se para se pôr em fuga sendo detidos pelo chefe da expedição: "Salim, distrai-os com o chicote" (!!!).

Estas cenas muito racistas continuam hoje neste filme e em muitos outros da época e seria impensável retirá-los destas obras de arte porque desde logo testemunham uma época passada e como tal devem permanecer intocados. Contudo, apresentá-los assim - em bruto - sem preparação, numa tarde de domingo e para um público infantil não introduzirá neste público uma série de ideias e conceitos racistas?