oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quarta-feira, novembro 02, 2005

Outra "Saga" com o Qtek Ou o Comportamento da The Phone House...


O meu amigo Pires diz que estas coisas só me acontecem a mim, mas eu prefiro acreditar que acontecem a toda gente, mas que nem toda a gente tem um blog onde possa exprimir em tom de desabafo estas questões de consumo que de vez em quando se abatem sobre mim tal qual vera "Espada de Damôcles"!

Eis o último episódio:

Como saberão os meus leitores mais assíduos, andei recentemente à bulha com o meu telemóvel/PDA Qtek S100 que em certo momento decidiu atirar para o Buraco Negro do software mal desenvolvido (Windows Mobile 2005) todos os meus dados. Recorrendo a preciosos backups (parciais) lá recuperei a maior parte da informação. Mas depois, finda a "novela", pensei cá para com os meus botões: "Caramba, já que resolvi isto, porque é que não resolvo também aquele problema que me apareceu à uns dias e que é o de a superfície táctil do Qtek estar a desaparecer na área onde escrevo com a caneta da coisa?".

Dito e feito. Hoje, lá levei o trambolho à loja da The Phone House na Gare do Oriente. Descrevo o problema (ainda dentro da garantia de 2 anos, claro) e oiço incrédulo a resposta do lojista: "Teremos que ver se essa avaria está coberta pela garantia." "Como?!" "Sim, se esta avaria se dever ao mau uso do equipamento a reparação não estará coberta pela garantia."

Comecei a espumar (mentalmente) e contestei: "Oiça lá, se esta decapagem do écran se devesse a alguma coisa que eu tivesse deixado cair sobre o telemóvel, acha que a área afectada seria precisamente a da zona restrita onde escrevo?" (e escrevo para caramba naquilo). "Mas, Ok, se entregar aqui o Qtek quando me dizem se a avaria está ou não coberta pela garantia?". E começa aqui o surrealismo...:

"Tenho que lhe dizer que se deixar cá o equipamento tem que assinar uma declaração em que concorda pagar 140 euros no caso da nossa assistência técnica declarar que a avaria se deve a um mau uso do equipamento." "Mas e se não concordar com essa classificação?" "Terá que pagar na mesma os 140 euro para ter de volta o seu equipamento."

??????

Espera aí! Não só se arrogam o direito de recusarem a aplicação da garantia de 2 anos alegando "mau uso" (sendo aqui juízes em causa própria) como me exigem 140 euros de resgate para devolveram o meu telemóvel? Aliás, se o esquema fosse completamente legal, exigiriam a assinatura de uma declaração?

Obviamente, já fiz queixa a toda a gente (DECO, IC, Qtek, The Phone House) e aguardo agora pelos desenvolvimentos...