oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, dezembro 01, 2005

As "Prisões Secretas da CIA"

As informações de que os EUA operam em vários países "amigos" no mundo prisões secretas para onde transportam os suspeitos de actividades terroristas contra os EUA começam a ganhar o estatuto de certeza, à medida que as declarações de responsáveis políticos americanos começam a deixar de negar liminarmente a sua existência.

Estas prisões funcionando em países do Leste Europeu como a Roménia e em países árabes "amigos" como a Jordânia e o Iémen estão - dado o seu estatuto secreto - isentas de fiscalizações pela Cruz Vermelha e pela Amnistia Internacional e o seu secretismos só pode ser explicado pela prática sistemática nestes locais de violações dos direitos humanos mais fundamentais. O recurso à tortura, às detenções arbitrárias sem mandatos judiciais, a violação de limites de prazos de prisão e outras violações graves, fazem com que qualquer um que seja considerado "suspeito" pelas autoridade americanas pode ser detido em (houve rumores de detenções que a CIA teria efectuado no Reino Unido e França) e levado para uma destas prisões secretas onde pode ser torturado e depois suicidado, de modo a encobrir este rapto e interrogatório com tortura.

Quando um "estado de Direito" se torna num monstro de ilegalidade, é porque algo está mesmo muito mal neste Mundo... O episódio dos "aviões fantasma da CIA" é apenas isso mesmo, um episódio de uma trama muito mais grave e intensa que é a das "prisões secretas".