O caça de 4ª geração chinês: o Chengdu J-10
A força aérea chinesa continua com o desenvolvimento do seu próprio avião de combate de 4ª geração, o Chengdu J-10. Desenvolvido a partir do famoso e prestigiado - ainda que já um tanto obsoleto - Fighting Falcon F-16, o J-10 teve o arranque do seu programa em 1982, aquando do começo do trabalho de uma variante israelita do F-16 americano por parte das IAI (Israel Aircraft Industries). Na época o avião recebeu a designação de "Lavi". O primeiro protótipo vou em 1986 sendo 40% do programa financiado directamente pelos EUA. Contudo, menos de um ano depois o projecto seria cancelado, devido ao seu alto custo e os desenhos e planos da aeronave começaram a ser passados para a China, que os modificou e construiu o primeiro protótipo que realizou o seu vôo inaugural em 28 de Março de 1998.
Em 2002 começou a construção do primeiro lote de 10 J-10 (de um total de 100) e decorrem neste momento negociações com a Nigéria para a compra de 12 aparelhos Chengdu J-10.
Com a entrada em funcionamento deste excelente caça a China alinha juntamente com a Suécia (Saab Grippen), a França (Dassault Rafale), a Europa (Eurofighter Typhoon) e a Rússia (Sukhoi 30 e Mig 29) com um caça de 4ª geração superior em todas as alíneas ao vetusto F-16, tornado cada vez mais tecnologicamente obsoleto pela qualidade dos Sukhoi 30 e J-10 que são os seus adversários potenciais. Os atrasos humilhantes do programa JSF e do F-22 colocam os EUA ainda em maiores dificuldades e colocarão dentro de 10 anos a superpotência americana em dificuldades para manter a sua tradicional supremacia aérea a menos que sejam rapidamente ultrapassados...
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