oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

domingo, dezembro 25, 2005

A Grande Falácia da Bomba Nuclear Iraniana

Embora tenha reservas de Gás Natural e de Petróleo o Irão sofre uma grande pressão sobre a sua produção energética. A sua população triplicou desde a década de setenta, mas a produção de petróleo é apenas um terço de meados da década de setenta, e deste terço o país consome mais de metade.

Apesar desta realidade, a administração Bush mais os seus dóceis aliados europeus afirmam. "Alguns de nós interrogam-se sobre a necessidade de que eles terão de energia nuclear, uma vez que vivem sobre um mar de hidrocarbonetos".

Segundo o primeiro parágrafo, o Irão não pode assim ser colocado automaticamente numa lista de suspeitos apenas porque produz petróleo. As suas razões para procurar alternativas para a energia do petróleo que a possam substituir a médio prazo são razoáveis e a busca da energia nuclear não resulta necessariamente da existência de um programa militar para a construção de bombas atómicas, como se infere do discurso da administração americana. E assim fica desmontada a falácia segundo a qual: "Se o Irão quer a energia nuclear, só a pode querer para fabricar a bomba nuclear, já que tem petróleo em abundância". Blagh!

Fonte: Washginton Post de 9 de Março de 2005.