oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, dezembro 23, 2005

Pergunta: Existirá limite para a estupidez humana?

Desisti de descobrir qual é o limite máximo para a estupidez humana.

Trabalho numa empresa como técnico de sistemas e como em todo o lado já tivemos vários incidentes com virus. Invariavalmente, ocorre algum problema nos antivirus (vários e em vários níveis) que usamos e o bicho entra para a caixa de correio de alguém na forma de um anexo .ZIP. Invariavelmente também há sempre alguém que abre aquilo. Ainda invariavelmente, aparece alguém que executa o ficheiro .EXE que está lá escondido e pronto: o mal está feito. O pc ficou infectado e começa a tentar infectar todos os computadores que estão à sua volta e onde pode chegar através da rede.

De cada vez, lançamos os mesmos avisos. Mas sempre há quem os ignore e que torna a cometer os mesmos erros, provocando perca de dados, paragens e por vezes afectando toda a organização.

Pergunta: Como é que depois de tantos anos de uso corrente de computadores, de tanta alerta, aviso e artigo publicado e emitido, as pessoas continuam a abrir executáveis que recebem da Net de pessoas que não conhecem? Como? Existirá limite para a estupidez humana?

P.S.: Ainda pensei em fazer um Post sobre esse acontecimento comercial a que chamam de "Natal", mas depois de ter ficado no emprego até às 21 no dia 23 perdi a paciência.