oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sábado, março 25, 2006

As "Dores de Crescimento" da Índia

Citada frequentemente por muitos como um modelo de crescimento e desenvolvimento, a União Indiana é, de facto, um país ainda mergulhado em grandes problemas e com uma população que vive na sua maioria muito abaixo de qualquer padrão de vida Ocidental.

A economia indiana depende fortemente do Carvão como fonte energética, transformando-a num dos maiores emissores mundiais de gases que contribuem para o Efeito de Estufa e para o Aquecimento Global. Pela mesma razão, os níveis de poluição nas grandes cidades indianas são também altos e a qualidade do ar, péssima. O agravamento do preço do Petróleo, e a sua escassez num futuro mais ou menos próximo dizem que a dependência do Carvão está para ficar, com todos os problemas que esta acarreta.

A Índia não está a cativar tanto investimento estrangeiro como a China, desde logo, pela simples razão de que a economia indiana é menos de metade da chinesa, que aliás cresce a níveis mais altos, está mais integrada com o resto do Mundo. E se mais não fosse, nos últimos 4 anos, o crescimento do comércio externo chinês - só ele - excedeu todo o comércio externo indiano.Como consequência, em 2005, a China recebeu dez vezes mais capital estrangeiro do que a Índia...

O grande pilar do desenvolvimento indiano tem sido as induústrias de informação, e dentro delas, as de prestação de serviços informáticos. Actualmente, mais de meade das empresas da lista Fortune 500 mantêm algum tipo de operação na Índia, e muitas das restantes preparam operações semelhantes. Como consequência, a economia cresceu em 2005 cerca de 7% e existe uma classe média em rápida expansão. Mas a economia indiana continua a ser uma das mais fechadas do Mundo... Só no ano passado é que o governo permitiu a empresas estrangeiras a entrada em indústrias de construção e de bens imobiliários... A burocracia indiana é das mais densas e kafkianas do Mundo, os seus mercados sobreprotegidos e a esmagadora maioria das infraestruturas são vetustas ou inexistentes... O deficit orçamental indiano é galopante e aparentemente imparável, a inflação nãpo pára de crescer e os mercados imobiliários e de acções estão a valorizar-se demasiado e demasiado depressa para garantirem alguma sustentabilidade a muitos analistas... Especialistas indianos como Shankar Acharya, defendem que nos próximos anos - como consequência destes problemas - o crescimento indiano deve abrandar para 5 a 6% anuais. Finalmente, o boom indiano actual continua a excluir a maioria da sua população... Os 2/3 de população indiana que vivem ainda no Mundo Rural estão completamente excluídos de qualquer possibilidade de aderirem a esta "classe média de informáticos". Para esta larga maioria, a riqueza crescente de poucos será cada vez mais gritante e insultuosa.... E uma fonte de conflitos sociais muito poderosa e preocupante.