oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, março 24, 2006

Um pedaço de Marte na minha mão

Aquilo que vêm nesta pouco clara fotografia tirada pelo meu telemóvel são 118 gramas de Marte.

Estas 118 gramas foram extraídas por um dos mais conhecidos "meteorites hunters" americanos, Mike Farmer do meteorito Dhofar 018 encontrado em Oman em 24 de Janeiro de 2000. Trata-se daquilo que os geólogos classificam como uma "Shergottite Basáltica/Dolerítica" e pertence à reduzida lista de cerca de 30 meteoritos marcianos conhecidos.

Mas Dhofar 019 não é um meteorito marciano comum... Por alguma razão escolhi começar a minha colecção, precisamente por este exemplar... Esta Shergotite marciana apresenta as curiosas "Orangettes" que são idênticas aquelas encontradas no mais famoso meteorito do mundo, o ALH84001, e que reflectem a passagem de água sobre o minério que compoem o meteorito. Estas partículas têm cerca de 3.9 biliões de anos e são dificilmente visíveis a olho nú, mas visíveis e parecem ter sido formadas na presença de água líquida dentro das fracturas do ALH84001. Em 1996, McKay e a sua equipa publicaram um artigo em que anunciavam a descoberta de vestígios fósseis de vida marciana nas Orangettes. Embora a descoberta tenha sido acolhida com alguma polémica, descobertas recentes, noutro meteorito, que noticiei no SpaceNewspt, parecem confirmar estes achados.

O Dhofar 019 é um dos meteoritos marcianos mais antigos conhecidos, com os seus respeitáveis 12 milhões de anos e a sua idade de cristalização de 525 a 56 mil anos.

Óbviamente, estes modestos 118 gramas são apenas um extracto do Meteorito total, que pesava cerca de 1056 gramas, tendo sido parte doada a instituições científicas e o resto divido em parcelas idênticas a esta e comercializado.



Para saber mais:
http://www.meteorite.com/dealer_list.htm
http://www.meteorite.fr
http://www.meteoritehunter.com/