oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

Argumentos contra e a favor do uso da energia nuclear

PRO:
1. No Japão, onde a Energia Nuclear fornece 27% das necessidades energéticas do país, novas centrais estão a ser construídas ao ritmo mais alto do mundo.
CONTRA:
1. Na Suécia, onde a Energia Nuclear fornece 42% do total das necessidades energéticas, um Referendo Nacional ordenou o encerramento de todas as centrais do país.


PRO
2. A Energia Nuclear é uma das formas menos dispendiosa (custo por KW) de produzir energia eléctrica.
CONTRA
2. Entre 1971 e 1985 o custo de construir uma nova central nos EUA aumentou seis vezes (mais sistemas redundantes e de segurança)

PRO:
3. Os riscos de acidentes nucleares foi actualmente reduzido para um nível de probabilidade muito baixo.
CONTRA
3. Um acidente com uma Central Nuclear pode custar 50.000 mil mortos e 314 biliões de USDs em danos à propriedade "Atomic Industrial Forum, Inc., 1988"

PRO
4. O relativamente pequeno volume dos resíduos produzidos torna-os facilmente monitorizáveis e controláveis.
CONTRA
4. Ainda não existe tecnologia para eliminar todos os resíduos nucleares e o seu armazenamento a muito longo prazo não pode ser garantido.

PRO
5. Nos EUA, não existem relatos comprovados de problemas clínicos em trabalhadores de Centrais decorrentes do seu trabalho nestes locais.
CONTRA
5. Esta omissão pode resultar do facto dos danos das radiações serem geralmente provocados a longo prazo e do estabelecimento díficil de relação entre os mecanismos de causa e efeito.


Pode ler o original aqui