oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

quinta-feira, setembro 15, 2005

Os Problemas da Energia Eólica

Agora que o governo Sócrates parece ter eleito a Energia Eólica como a grande aposta em energia alternativas importa talvez indicar que esta não é contudo completamente isenta de defeitos (como tudo na vida, suponho...) uma vez que não faltam artigos e fontes jornalísticas diversas que apregoam as suas virtudes:

a) A produção energética por unidade é baixa.

b) Existem grandes variações na produção de energia, dado que a fonte enérgica tem intensidade variável. Frequentemente estas variações não coincidem com as variações do consumo e logo, necessariamente, é necessária a construção de sistemas de baterias que permitam responder por estes desfasamentos

c) Somente alguns locais são adequados à instalação de geradores, nomeadamente aqueles onde a velocidade do vento é suficiente para alimentar as pás dos gerados durante a maioria do ano.

d) Os locais onde se constroem os geradores não devem ser habitados, dado que a rotação das pás interfere com transmissões de televisão, rádio e telemóveis.

e) Uma falha mecânica com um gerador - nomeadamente com pás que saltam dos eixos - podem ser perigosos, provocando mortos e feridos (se a construção do gerador violar a regra citada em d)) ou danos nos outros geradores.

f) Existe algum impacte junto do meio natural, nomeadamente resultante da necessidade de abrir clareiras para construir o parque eólico, as suas instalações de apoio e os acessos, e os riscos aos pássaros que podem pertencer a espécies protegidas.