oGrunho (Discussão sobre Política Nacional e Internacional)

Este Blog mudou-se! Clique AQUI para aceder ao novo http://quintus.wordpress.com

sexta-feira, dezembro 02, 2005

O Tiro no Pé

Com o aprofundar do processo de deslocalização de indústrias, primeiro e agora, também nos Serviços avolumam-se as retiradas de empresas do espaço europeu a caminho do Leste da Europa, da Índia e da China.

Esta é, obviamente, uma teoria económica suicidária e sem visão de futuro. Se todas as empresas do mundo decidirem deslocalizarem-se para o Oriente ou para o Terceiro Mundo quem sobrará nos países desenvolvidos para comprar os seus produtos e serviços? Os funcionários dos Estados falidos dela perca dos impostos das empresas deslocalizadas? As legiões de desempregados famintos que se multiplicam hoje por toda a Europa?

E que não haja ilusões: quando o indiano médio alcançar um salário de primeiro mundo ou direitos laborais minímos, as mesmas multinacionais que fugiram para a Índia tornam a fugir para outro lado qualquer, porque a este sistema só interessam países de baixos salários e nula protecção laboral.

O mal não está na índia ou nos indianos. Está num sistema que favorece a fortuna de uns poucos e cria a miséria e o sofrimento em quase todos os outros.

Assim, esta deslocalização massiva de industrias e serviços para fora da Europa é para estas empresas, a médio prazo, um grande tiro no pé...